Avivar promove campanha de combate ao tabagismo ‹ Voltar

Todo o fumante tem a consciência de que o cigarro faz mal à saúde. Entretanto, largar o vício é um desafio para muitos. Para estimular o combate ao tabagismo, a Avivar lançou uma campanha de mobilização interna para incentivar seus colaboradores a deixar de fumar. A iniciativa inclui reuniões de apoio, divulgação de ações educativas sobre os males provocados pelo fumo, acompanhamento médico, além da indicação de métodos que ajudam a superar o vício. Desde então, colaboradores da empresa aderiram à ação e estão parando de fumar com o suporte do programa.

O trabalho de conscientização e apoio realizado pela Avivar ao longo dos anos serviu como preparação para o lançamento da campanha, que atingiu todos os colaboradores da empresa e tem como principal objetivo contribuir para a redução e possível eliminação do hábito de fumar. “Pessoas que trabalham onde é permitido fumar podem respirar o equivalente a dez cigarros por dia, o que aumenta em cerca de duas vezes o risco de infarto e em seis vezes o de câncer de pulmão. Por isso, a Organização Mundial da Saúde recomenda a proibição total do fumo em recintos coletivos”, explica a Gerente de Recursos Humanos da Avivar, Sinara Duque.

Nas reuniões de apoio, que acontecem mensalmente na empresa, ex-fumantes são convidados a dar seu depoimento para os colegas que ainda continuam a fumar. “Há muitos casos de colaboradores que fumaram durante anos, tentaram parar várias vezes sem sucesso e aceitaram o desafio de iniciar uma nova vida sem tabaco. Com o apoio do programa, conseguiram se livrar do vício, aumentando a qualidade de vida, respirando melhor e voltando a sentir o sabor dos alimentos, entre outros benefícios relatados”, comenta Duque. A campanha da Avivar faz parte de uma mobilização de combate ao tabagismo em todo o país.

EXEMPLO

Força de vontade, mudança de hábito e acompanhamento médico. Estes são os pilares básicos listados pelo colaborador do Setor de Logística da Avivar, Kennedy Gomides, que integra o grupo de ex-fumantes da campanha de combate ao tabagismo da empresa. Fumante desde os 15 anos, Gomides, hoje com 49 anos, afirma que o programa foi fundamental para o abandono do vício. “Com o apoio de colegas de trabalho e profissionais de saúde, me orgulho de ser um ex-fumante. A partir de uma mudança radical, hoje tenho uma vida muito mais saudável. A experiência vitoriosa do outro, incentiva o hábito de parar de fumar. Unidos somos mais fortes!”, destaca.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o cigarro mata mais de 5 milhões de pessoas por ano e é a principal causa de morte evitável no mundo. Além de câncer e enfisema, também contribui para a hipertensão arterial. Dados da OMS revelam que a exposição ao fumo tem sido associada ao risco aumentado de problemas de saúde, principalmente doenças do coração e câncer de pulmão entre fumantes e não fumantes adultos. “É fundamental a adesão dos colaboradores da Avivar à campanha, para que eles, no dia a dia, se tornem multiplicadores e incentivadores do fim do tabagismo”, ressalta Duque.

CAMPANHAS

A campanha contra o tabagismo faz parte de ações do Setor de Recursos Humanos da Avivar para a promoção da qualidade de vida e hábitos saudáveis de seus colaboradores. Entre outros temas, a empresa também promove programas de cuidado e prevenção de doenças cardíacas, diabetes, hipertensão e incentivo à alimentação equilibrada, perda de peso e prática de exercícios físicos. “O objetivo das ações é reforçar o conceito da saúde como uma prioridade para os nossos colaboradores, mas têm um benefício maior, quando se considera que esses cuidados são levados também para as suas famílias”, finaliza a Gerente de Recursos Humanos da Avivar.

FOTOS 18-05-16 022Grupo de colaboradores participantes da Campanha de Combate ao Tabagismo da Avivar recebe orientações de equipe de saúde da empresa.

 

 

Contato

Ou entre em contato

Endereço

Povoado dos Teixeiras, s/nº | Zona Rural
São Sebastião do Oeste/MG
CEP: 35.567-000

Contato Matriz

(37) 3286-2000

Contato CD Contagem

(31) 3369-2500

Contato CD Uberlândia

(34) 3225-9777

SAC Avivar

(37) 3286-2045
sac@avivar.com.br (37) 3286-2045
Assunto:
Sexo:
Desenvolvimento de Sites em Lavras Criação de Sites em Belo Horizonte Agência Digital Belo Horizonte