Para garantir a qualidade do produto final, uma equipe de profissionais da Avivar Alimentos dedica-se constantemente a monitorar o processo de controle de qualidade. O Programa de Controle de Qualidade Avivar, composto por dezoito procedimentos, abrange todo o sistema produtivo, desde a seleção dos fornecedores, recebimento de matérias-primas, produção armazenamento e transporte dos produtos.
Todos estes processos são pesquisados e testados diariamente e garantem o atendimento às normas de inspeção do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA); Sistema de Inspeção Federal (SIF) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), na prevenção de riscos biológicos, físicos e químicos durante a produção dos alimentos.
O Programa de Controle de Qualidade Avivar assegura a integridade e transparência dos padrões globais de controle de qualidade, respeitando a saúde, segurança e bem-estar dos empregados, além dos cuidados especiais com os produtos e o meio-ambiente.
O desenvolvimento dos frangos é influenciado, principalmente, pelo melhoramento genético por seleção natural, nutrição, ambiência e cuidados adequados com as aves, que resultam na rápida aquisição de peso dos frangos. Além de desnecessário, o uso de hormônios é vedado pela Instrução Normativa 17, de junho de 2004.
Tendo em vista a inexistência do uso de hormônios na criação de frangos, o Ministério da Agricultura autorizou e regulamentou, no início do mês de fevereiro de 2014, a utilização da informação sobre o NÃO uso de hormônios, tanto nas embalagens dos produtos, quanto em campanhas publicitárias das marcas, na tentativa de esclarecer o consumidor sobre essa questão. Com essa normativa, todas as empresas produtoras de carne de frango podem utilizar em seus rótulos a seguinte frase: “Sem uso de hormônio, como estabelece a legislação brasileira”.