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A trajetória de sucesso da Avivar Alimentos, criada em 1999, teve o seu processo de desenvolvimento iniciado em 1972, quando um dos sócios-fundadores da empresa, Sr. José Magela Costa começou a comercializar frangos vivos, no município de São Sebastião do Oeste, localizado no centro-oeste de Minas Gerais.

As histórias da cidade e da Família Avivar se confundem. O Sr. Alberto Alves da Costa, pai de dois dos sócios-fundadores da empresa, foi um dos desbravadores de São Sebastião. Sr. Alberto Costa acompanhou de perto o nascimento da cidade e foi peça chave na fundação do município, que é considerado o lar da Avivar. Entre os anos de 1977 a 1983, José Magela foi Prefeito de São Sebastião do Oeste. Ele conta que começou a perceber a necessidade de se pensar em alternativas para a evolução sócio-econômica do município. Como filho de São Sebastião, sentiu o desejo de criar um negócio que contribuísse para o desenvolvimento da cidade, de forma sustentável.

A partir de então, nasceu o sonho de criação da Avivar Alimentos. Os anos se passaram e no final da década de 90 a empresa foi definitivamente fundada. Como em todo começo, os desafios eram grandes, mas o forte elo familiar não intimidou os fundadores, que acreditaram no potencial de crescimento da empresa e da marca. No início, a intenção era criar um frigorífico com potencial de abate para 25 mil aves por dia. Após um ano da inauguração, 40 mil aves já eram abatidas por dia.

Os sócios-fundadores da Avivar Alimentos, os irmãos José Magela Costa e Antônio Carlos Costa e, o sobrinho Framir Araújo se sentem honrados de saber que a marca está cada vez mais forte no mercado, com produtos mais conhecidos e distribuídos para tantos lugares. Eles lembram com orgulho, que o berço de todo esse sonho concretizado é a acolhedora cidade de São Sebastião do Oeste.

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A Avivar Alimentos

UM HORIZONTE DE POSSIBILIDADES

 Embora jovem, a marca é uma das referências do agronegócio avícola mineiro, com destaque para empregabilidade, tecnologia e lançamento de produtos.

“O nosso olhar será sempre para o horizonte”. Foi com esse propósito que, há 20 anos, nasceu em São Sebastião do Oeste, no coração do centro-oeste de Minas Gerais, a história de uma grande marca de alimentos do Brasil: a Avivar. Com duas décadas de trajetória, a companhia, fruto do sonho dos irmãos, José Magela Costa e Antônio Carlos Costa e do sobrinho, Framir Araújo, conquistou o território nacional e já é comercializada do outro lado do planeta.

“Estamos começando a escrever uma nova página da nossa história. A Avivar comemora 20 anos de existência e sucesso, tendo ao longo do tempo construído uma marca sólida, competitiva e confiável no mercado nacional e internacional de alimentos. Outras conquistas virão para impulsionar a continuação da nossa caminhada, que faz parte da trajetória de tanta gente”, comemora o presidente da Avivar, José Magela.

DO SONHO À REALIZAÇÃO

O sonho começou em 1972. Naquela época, um dos sócios-fundadores da Avivar, o José Magela, já comercializava frangos vivos em São Sebastião do Oeste. Mas foi sentado na cadeira de prefeito do munícipio, no período de 1977 a 1983, que ele começou a perceber a necessidade de se pensar em alternativas para a evolução socioeconômica local. “Senti o desejo de criar um negócio que contribuísse para o desenvolvimento da cidade”, relembra Magela.

A partir de então, nasceu o sonho de criação da Avivar. Entretanto, foi apenas em 1999, que esse projeto se tornou realidade. Como em todo começo, os desafios foram grandes, mas não intimidaram os fundadores que, acreditaram no potencial de crescimento da indústria. No início, a intenção era criar um frigorífico com capacidade de abate diária de 25 mil aves. Após um ano da inauguração, 40 mil aves eram abatidas por dia.

Hoje, os sócios-fundadores da Avivar se orgulham em saber que a marca é uma das referências do agronegócio avícola mineiro, com destaque para empregabilidade, tecnologia e lançamento de produtos. Eles lembram com orgulho que, o berço de todo esse sonho realizado é a acolhedora cidade de São Sebastião do Oeste. “Eu sempre peço que as pessoas venham comigo, pois juntos, somos mais fortes”, fala com emoção o Magela.

DE SÃO SEBASTIÃO DO OESTE PARA O MUNDO

 Ao longo de seus 20 anos, a Avivar ganhou o território nacional e conquistou o paladar dos brasileiros, atuando em todo o território nacional, sobretudo, nas regiões sudeste, norte e nordeste do Brasil. Como resultado desse potencial, a empresa recebeu em 2014 seu credenciamento para exportação, concedido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e pelo Sistema de Inspeção Federal (SIF 960).

Países da Ásia, África e América Central recebem diariamente os produtos da Avivar. Agora, a marca está preparada para desbravar ainda mais novos mercados internacionais, desta vez, no Oriente Médio, China e México. “Os nossos clientes internacionais contam com a segurança, qualidade, higiene, controle de riscos, padronização e rastreabilidade dos nossos produtos”, ressalta o diretor industrial, Framir Araújo.

Para atender essa expansão mercadológica, 3,5 mil colaboradores trabalham diretamente no complexo industrial da Avivar e nas unidades comerciais e produtivas da empresa. A marca ainda conta com 6 mil oportunidades indiretas de trabalho. “A Avivar é responsável pela base e sustentação da economia local, além de fomentar o desenvolvimento regional, de forma socialmente responsável”, ressalta o vice-presidente da empresa, Antônio Carlos.

MUITO MAIS SABOR

A fim de consolidar a empresa como uma marca reconhecida, nacionalmente e internacionalmente, na produção de alimentos, a Avivar se mantém atenta aos avanços de um competitivo segmento e aposta na introdução de novos processos produtivos, na diversificação constante do mix de produtos, no domínio do sistema verticalizado da cadeia de produção avícola e na abertura do mercado alimentício externo.

Atualmente, cerca de 130 itens alimentícios, entre cortes congelados e resfriados de frango e uma linha completa de industrializados, fazem parte do catálogo de vendas da marca. Para aumentar a presença no mercado alimentício, a Avivar começou a ampliar, a partir de 2013, seu portfólio de produtos, com a chegada de novas categorias de alimentos. As diversas versões de pães de queijo inauguraram essa nova fase de produção da indústria.

Já em 2014, foi a vez dos lançamentos do Kibe e Mini Kibe Avivar. Outra novidade foi a chegada da linha de empanados de frango, disponíveis nas versões Filé Empanado, Chicken, Steak e Tirinhas de Frango. A marca iniciou o ano de 2015 com o pé direito e colocou no mercado a Batata Palito Pré-Frita. Esse também foi o ano de criação das linhas de Lasanha e Pizza, além de Presunto, Apresuntado e Polenta Palito da empresa.

De 2013 até hoje, cerca de 30 novos itens entraram no catálogo da empresa, com a aposta na abertura do mercado de produtos fast-food, que agregam valor a marca e alavancam as negociações com o mercado de alimentos nacional. “As tendências de consumo revelavam mudanças nos hábitos e estilo de vida das pessoas, que buscam mais praticidade para o dia a dia”, comenta o diretor comercial, marketing e exportação, Diogo Costa.

No ano de comemoração dos 20 anos de história da Avivar, a marca saiu na frente, mais uma vez, e lançou uma categoria inédita de produtos no mercado alimentício nacional: a Linha Frango no Balde. Com o slogan “o sabor do famoso frango no balde na sua casa”, a empresa levou para os lares brasileiros o gostinho do tradicional frango no balde, fruto da cultura gastronômica americana que ganhou fama no mundo inteiro.

Desenvolvida em seis versões, cada item da linha possui um corte de frango específico e um molho diferente. A coxinha da asa ganhou um molho levemente picante. Já a asa de frango veio com uma combinação agridoce de mostarda e mel. O barbecue, molho de churrasco, trouxe ainda mais sabor para o meio da asa. A receita do dry rub, famoso tempero seco norte-americano, incrementou as sobrecoxas Avivar.

Das especiarias exóticas da Ásia veio a inspiração para destacar o sabor das coxas de frango: o curry. O último item da linha é o sassami, marinado no chimichurri, um molho de ervas e pimentas muito tradicional nos países da América do Sul. “O resultado do projeto foi a criação de uma categoria de produtos com fabricação criteriosa, tempero exclusivo, características inovadoras e a valorização de diferentes gastronomias”, ressaltou Diogo Costa.

RARA: UMA NOVA HISTÓRIA

Em 2018, a Avivar anunciou a criação de sua nova marca, a Rara Alimentos. Durante os anos de 2008 e 2009, a Rara pertencia a outra família de empresários de São Sebastião do Oeste. Após dois anos de atuação no mercado nacional, a Rara foi comprada pelos sócios-fundadores da Avivar. Naquela época, os negócios, sistemas e colaboradores da Rara foram integrados aos processos produtivos e comerciais da Avivar.

De lá pra cá, a Avivar planejou lançar a Rara como uma segunda marca do grupo alimentício. E cerca de 10 anos depois da aquisição da Rara pela Avivar, a marca saiu do projeto e chegou novamente aos supermercados, mercearias e açougues brasileiros. A introdução da Rara no mercado alimentício em 2018 faz parte de um projeto de mudança de uma parcela de produtos da Avivar para a nova marca.

A Rara inicia sua atuação no mercado com 09 produtos, como coxa e sobrecoxa de frango, asa, frango a passarinho, entre outros. Nos próximos anos, outros itens somarão ao catálogo da Rara. “A ideia é tornar as duas marcas parceiras para que possam promover a expansão comercial do grupo Avivar em todo o país. Tudo isso, somado a qualidade dos nossos produtos, que marcam o sucesso da Avivar há 20 anos”, ressalta o diretor de logística e suprimentos, Elienio Costa.

DO INÍCIO AO FIM DO PROCESSO

Hoje, o agronegócio avícola da região centro-oeste mineira é referência nacional, devido ao pioneirismo da Avivar. Com isso, muitas famílias constroem suas vidas em torno do arranjo produtivo local, trazido pela empresa. Para a diretoria agroindustrial, Luana Costa, como a produção da companhia é verticalizada, existe uma codependência entre os produtores e a indústria. “A Avivar cresce, mas oferecemos alternativas de trabalho e renda para muitas pessoas”, destaca.

Nesse cenário, a Avivar criou o Programa Integração, um projeto desenvolvido entre a empresa e o produtor rural para o processo de engorda do frango. Os integrados são responsáveis pelo crescimento das aves, desde que saem da incubadora até o momento do abate. “Oferecemos a oportunidade de criar novas possibilidades mais rentáveis para quem investe e para quem trabalha, contribuindo assim, para a geração de emprego e renda na região”, explica Costa.

Em virtude desse potencial de expansão e desenvolvimento, a empresa domina o sistema verticalizado da cadeia de produção avícola. Esse processo inicia com as granjas de matrizes para aves selecionadas. Nesse processo, obtém-se o melhor aproveitamento dos ovos. A empresa ainda conta com incubatórios, com tecnologia e capacidade de produção, para atender os produtores de aves do Programa Integração.

Ainda dentro da verticalização, a indústria possui uma fábrica de ração, que produz e garante a qualidade nutricional do frango durante todo o período de crescimento. Para completar esse sistema de produção, a Avivar possui uma planta frigorifica ampla com maquinários modernos para o abate e a industrialização avícola, baseada em tecnologia dos processos, que garante a qualidade dos produtos, que chegam à mesa dos consumidores.

O SABOR QUE A GENTE FAZ

Além da geração de emprego e renda em um raio de 80 km de atuação, a empresa apóia diversas instituições, como creches e escolas da comunidade, além de ações em prol da inclusão de jovens com deficiência mental, ressocialização de dependentes químicos e tratamento de câncer, apoiando a manutenção e eventos destas organizações. A Associação de Combate ao Câncer do Centro Oeste de Minas (ACCCOM) e o Lar das Meninas são algumas dessas instituições.

Um projeto que merece destaque é a parceria da empresa com uma organização internacional do terceiro setor: a Junior Achievement. Jovens estudantes de São Sebastião do Oeste participam da construção de uma miniempresa, com o apoio de voluntários, que são colaboradores da Avivar. O projeto é uma oportunidade para que jovens possam vivenciar o mercado de trabalho, conhecerem a dinâmica de uma indústria e despertar o espírito empreendedor.

Pensando em retornar à comunidade em que a empresa opera não somente produtos, mas valores que possibilitam o reconhecimento e a identificação do cidadão com suas raízes, a Avivar apoia projetos vinculados à Lei Federal de Incentivo à Cultura, também conhecida como Lei Rouanet. A lei é um mecanismo do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que incentiva a captação e destinação de recursos de empresas privadas para projetos culturais.

DE OLHO NO FUTURO

A Avivar pratica sua gestão pautada no comprometimento com as políticas de sustentabilidade e preservação do meio ambiente por meio do aprimoramento de seus processos, produtos e serviços, com vistas à melhoria contínua da qualidade ambiental e minimização dos impactos ambientais associados. Em todos os processos, desde as granjas matrizes até o produto final, a empresa utiliza mecanismos para que não haja poluição do solo, água e ar.

Em virtude de seus programas de comprometimento com o meio ambiente e com as políticas de sustentabilidade, a Avivar Alimentos foi reconhecida em 2011 como “Destaque Empresarial Brasileiro em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável”, pelo Instituto Ambiental Biosfera. Em 2018, a Avivar levou para casa o prêmio de sustentabilidade da Novus International, no segmento produtividade e rentabilidade do cliente.

Assim, a responsabilidade da Avivar é trabalhar de forma preventiva e sustentável ao contribuir para um ecossistema equilibrado. “A empresa compreende que colaborar com o desenvolvimento da sociedade, significa garantir a sustentabilidade do empreendimento e a construção de um planeta melhor, embasado na harmoniosa interação do tripé econômico, ambiental e social”, comenta a diretora administrativa, Sara Costa.

NOVOS HORIZONTES

Diogo, Sara, Eliênio e Luana, membros da segunda geração de sócios-proprietários da empresa, compartilham além do sobrenome Costa, o DNA empreendedor dos fundadores da Avivar. Diogo está à frente da diretoria comercial e marketing. A diretoria administrativa está sob os cuidados da Sara. O Eliênio assumiu o comando da diretoria de suprimentos e logística, e a Luana é a diretoria agroindustrial da companhia.

Atualmente, os quatro executivos da empresa avançam para ocupar espaços cada vez mais significativos na história da Avivar. “A cultura impressa por nós, sócios-fundadores da empresa, imprimiu à marca a base que nos permitiu partir para a transformação. As nossas ideias e ações são complementares. O nosso futuro começou a ser escrito. A Avivar é um horizonte de possibilidades”, celebra o presidente, José Magela.

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