Novembro Azul: médico da Avivar orienta sobre a prevenção e tratamento do câncer de próstata ‹ Voltar

Campanha teve como objetivo estimular e conscientizar os colaboradores da empresa sobre a importância do diagnóstico precoce e da prevenção do câncer de próstata.

 

Depois de promover campanhas internas de conscientização do Setembro Amarelo e Outubro Rosa, chegou a vez da Avivar realizar uma programação especial do Novembro Azul, direcionado ao combate e prevenção do câncer de próstata. A ação teve como objetivo estimular e conscientizar os colaboradores da empresa sobre a importância do diagnóstico precoce e da prevenção da doença, considerada o segundo tipo de câncer mais comum no homem. A campanha foi realizada em todas as unidades da indústria.

As ações foram feitas por meio de atividades internas de educação em saúde, orientação sobre a doença e circulação de informações nos canais de comunicação da empresa. Além disso, a Avivar, em parceria com o Laboratório Bioimagem do Hospital Santa Mônica, viabilizou aos colaboradores da empresa a realização de consulta clínica e exames preventivos com um médico urologista. Já o médico do trabalho da Avivar, Dr. Ricardo Rios, conversou com o blog sobre dúvidas, curiosidades e orientações sobre o câncer de próstata.

BLOG AVIVAR: O que é o câncer de próstata?

RICARDO RIOS: É um tumor maligno da próstata, órgão exclusivamente masculino, localizado próximo à bexiga. O câncer de próstata é o segundo mais comum entre homens acima de 50 anos, sendo apenas menos comum que o câncer de pele.

BLOG AVIVAR: Quais as melhores formas de prevenção da doença?

RICARDO RIOS: Não existem cuidados a serem tomados para prevenir o aparecimento da doença, por que o único fator de risco conhecido é o genético. Homens com casos de câncer de próstata em parentes de primeiro grau têm até quatro vezes mais chances de desenvolver a doença. Além disso, quanto maior a idade, maior o risco. Já em homens de pele negra há também uma maior incidência. Portanto, o melhor método de prevenção é o exame médico da próstata para detecção precoce da doença por meio do exame de sangue PSA (antígeno prostático específico) e o toque retal, dependendo da avaliação médica.

BLOG AVIVAR: A partir de que idade o homem deve começar a fazer exames periódicos?

RICARDO RIOS: Homens a partir de 45 anos devem procurar um médico urologista e, em caso de parentes de primeiro grau com câncer de pele, com 40 anos ou a critério médico.

BLOG AVIVAR: Quais as chances de cura, caso o câncer de próstata seja detectado no início?

RICARDO RIOS: Até 90% de chances de cura se houver diagnóstico precoce.

BLOG AVIVAR: Quais as consequências para um diagnóstico tardio?

RICARDO RIOS: Menores chances de cura, tratamentos mais agressivos e com mais consequências a saúde, bem como menor expectativa de vida.

BLOG AVIVAR: Como diminuir o preconceito e o constrangimento dos homens para se submeterem aos exames preventivos e de diagnóstico?

RICARDO RIOS: O preconceito nessa situação é cultural e somente será quebrado quando os homens conseguirem entender que, deve-se deixar a vaidade de lado e passar a valorizar a vida. O câncer de próstata mata e não podemos esperar gerar sintomas, uma vez que, quando isso ocorre o tumor já está muito avançado e talvez até com metástases, o que diminui muito a sobrevida e aumenta muito o sofrimento do tratamento. Não existe exame que substitua o toque retal e ele ainda é imprescindível para o diagnóstico. Precisamos conscientizar que é preferível passar por um exame que, pode causar incômodo ou constrangimento para alguns, mas que pode dar ao homem mais anos de vida.

image2 - CópiaA Avivar, em parceria com o Laboratório Bioimagem do Hospital Santa Mônica, viabilizou aos colaboradores da empresa a realização de consulta clínica e exames preventivos com o médico urologista, Dr. Diogo Silva.

Contato

Ou entre em contato

Endereço

Povoado dos Teixeiras, s/nº | Zona Rural
São Sebastião do Oeste/MG
CEP: 35.567-000

Contato Matriz

(37) 3286-2000

Contato CD Contagem

(31) 3369-2500

Contato CD Uberlândia

(34) 3225-9777

SAC Avivar

(37) 3286-2045
sac@avivar.com.br (37) 3286-2045
Assunto:
Sexo:
Desenvolvimento de Sites em Lavras Criação de Sites em Belo Horizonte Agência Digital Belo Horizonte