Novembro Azul: tempo de atenção à saúde do homem e prevenção ao Câncer de Próstata ‹ Voltar

Em prol da campanha, a Avivar promove o sorteio de exames e consultas com urologistas para seus colaboradores

A campanha do Novembro Azul, promovida pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), tem como objetivo divulgar a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata e da saúde do homem. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre sexo masculino, além disso, é, também, o segundo câncer de maior mortalidade entre os homens, atrás apenas do câncer de pulmão, responsável por 15.576 mortes em 2018, conforme dados do Sistema de Informação de Mortalidade (SIM).

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), são estimados 65.840 novos casos em 2020 no país, sendo que aproximadamente 13.000 vão morrer. O número é alto, mas cerca de 90% dos casos têm cura quando diagnóstico é feito precocemente. Para reforçar os cuidados com a saúde e a prevenção ao câncer, a Avivar promove o sorteio de exames e consultas com urologistas para estimular os homens a continuarem com os procedimentos periodicamente.

“Se o homem tiver, principalmente, casos de câncer na família, ele precisa fazer os exames de PSA (antígeno prostático específico) e toque retal a partir dos 45 anos, ou antes conforme o médico definir. Por isso visitas anuais ao urologista evitam que o homem seja surpreendido com um diagnóstico de câncer de próstata avançado”, explica o médico da saúde Avivar, Dr. Robinson Machado.

Em estágio inicial, geralmente, o câncer de próstata não causa sintomas. Numa fase mais avançada, na maioria dos casos, os sintomas estão relacionados a dificuldade e/ou obstrução de urina e infecção urinária. Por isso, é preciso se atentar aos fatores de risco. Além do histórico familiar e da idade, a partir dos 45 anos, outros fatores podem contribuir para o surgimento da doença, como o excesso de peso e raça, uma vez que homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer.

“Independentemente da visita ao médico, é importante que o homem tenha alguns cuidados de prevenção, como manter uma dieta saudável e uma rotina de exercícios físicos, manter o peso dentro dos padrões normais precisa ser prioridade”, aconselha Dr. Robinson.

Já, em relação ao tratamento, a escolha mais adequada deve ser individualizada e definida após discussão dos riscos e benefícios entre médico e paciente. Para doença localizada (confinada à próstata), podem ser oferecidos cirurgia, radioterapia e até mesmo observação vigilante. Para doenças metastática, ou seja, quando o tumor já disseminou para outros órgãos, a terapia hormonal é o tratamento mais indicado.

“Muitos homens têm medo do diagnóstico de câncer, porém a medicina tem evoluído para proporcionar aos pacientes tratamentos menos invasivos e mais eficazes. Apenas de todos esses avanços, vale ressaltar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata, enfatizados pela Campanha Novembro Azul, como ferramentas simples e determinantes na saúde e qualidade de vida do homem”, finaliza Dr. Robinson.

A Avivar apoia essa luta, além de contribuir mensalmente para a Associação de Combate ao Câncer do Centro-Oeste de Minas (ACCCOM), a empresa procura conscientizar todos os colaboradores diariamente, pois acredita que um toque de prevenção é essencial!

Contato

Ou entre em contato

Endereço

Povoado dos Teixeiras, s/nº | Zona Rural
São Sebastião do Oeste/MG
CEP: 35.567-000

Contato Matriz

(37) 3286-2000

Contato CD Contagem

(31) 3369-2500

Contato CD Uberlândia

(34) 3225-9777

SAC Avivar

(37) 3286-2045
sac@avivar.com.br (37) 3286-2045
Assunto:
Sexo:
Desenvolvimento de Sites em Lavras Criação de Sites em Belo Horizonte Agência Digital Belo Horizonte